Rádio CBN

Colunistas | Claudia Franco

Azul sela acordo de compra da Avianca Brasil

A companhia aérea brasileira Azul comunicou, nesta segunda (11/03), interesse de comprar parte dos ativos da Avianca Brasil por US$106 milhões.

O acordo envolve a compra de 30 aeronaves Airbus A320, 70 autorizações para pousos e decolagens (slots) e certificado de operador aéreo. Segundo a Azul, a tramitação pode durar até 3 meses, uma vez que está sujeita a aprovação de órgãos reguladores e credores, assim como a conclusão do processo de recuperação judicial iniciado pela Avianca em dezembro do ano passado.

A Azul vê a compra dos slots nos principais aeroportos do país, tais como Congonhas e Guarulhos, como a chave do negócio porque, dessa forma, a companhia tem mais chances de disputar a ponte aérea com as gigantes Gol e Latam.

A Avianca, a 4ª maior companhia aérea brasileira, já sofre com falta de dinheiro no caixa. Na semana passada, por exemplo, interrompeu um voo para Miami por não pagar uma taxa de sobrevoo do espaço aéreo cubano.                                                   

A Avianca Brasil acumula anos de prejuízos e atrasos nos pagamentos de arrendamentos de aeronaves. Em comunicado oficial, no entanto, advertiu que as dívidas não serão transferidas para a Azul.                           


Fonte: InfoMoney